A razão do nosso sucesso é a vossa preferência

Sobre nós

Somos a Sociedade Panificadora Costa & Ferreira uma indústria de panificação tradicional portuguesa especialista no fornecimento de produtos de panificação tradicional.

Instalada num complexo com mais de 25.000m2, tem atualmente no seu quadro cerca de 250 colaboradores e 100 viaturas a distribuir produtos de panificação, durante todos os dias do ano, excepto Natal e Ano Novo.

O processo tradicional de fabrico do nosso pão, cozido à lenha em fornos de alvenaria e sem conservantes, confere características genuínas que, aliadas à nossa capacidade de fornecimento (mais de 10.000 toneladas/ano) tornaram o Pão de Rio Maior amplamente conhecido e consumido em Portugal em mais de 5.000 clientes por todo o país.

História

A origem do Pão de Rio Maior remonta a própria origem da Costa & Ferreira, quando o proprietário, Sr. Joaquim Costa, iniciou o fabrico de uma receita exclusiva de um pão caseiro cozido à lenha em fornos de alvenaria para fornecimento de duas pequenas churrasqueiras de sua propriedade e da esposa, D. Rita, na localidade de Rio Maior.

O pão tornou-se famoso pela sua côdea estaladiça e interior macio e saboroso, sendo especialmente apreciado como acompanhamento aos famosos “frangos assados da Rita”.

Com a grande procura por restaurantes e posteriormente pequenos mercados, o pão tradicional ficou conhecido por como Pão de Rio Maior, devido a seu fabrico neste concelho localizado na região do Ribatejo, a cerca de 80km de Lisboa.

Com frescura e qualidade inalterada por um longo período de tempo o Pão de Rio Maior passou a ser conhecido através dos seus consumidores e comercializado a nível nacional nas grandes superfícies, sendo hoje uma das marcas reconhecidas como um produto tipicamente português.

Certificações

A Panificadora Costa & Ferreira obteve a certificação de Pão Regional de Rio Maior, sendo este, o primeiro produto do sector da panificação tradicional certificado a nível nacional.

Paralelamente, a empresa também obteve o certificado na norma ISO 22.000 - Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar e BRC Food.

A empresa também se prepara para certificar o seu sistema de gestão da Segurança do trabalho através da norma ISO 45.001.

brc brc pme

Politica da

Empresa

A Panificadora Costa & Ferreira no âmbito da atividade de “Fabrico de Pão”, que contempla todas as atividades produção, armazenamento, expedição de congelados e distribuição de produtos de panificação considera a qualidade e a segurança alimentar dos produtos que comercializa como parte fundamental da sua estratégia comercial, sendo que para atingir esse objetivo, seus colaboradores e parceiros devem ter um ambiente de trabalho seguro e saudável.

Para tal, decidiu implementar o seu Sistema de Gestão Integrada, pois considera esta ação uma garantia de confiança acrescida junto dos seus clientes, dos seus colaboradores e parceiros bem como do público em geral.

Para a garantia da salubridade de todos os produtos que a empresa comercializa de modo a aumentar a confiança junto dos consumidores, divulgar a cultura de segurança e saúde no trabalho e assim promover a melhoria contínua do Sistema de Gestão Integrada implementado, a Panificadora Costa & Ferreira compromete-se a:

  • Garantir a Qualidade e Segurança Alimentar dos produtos que comercializa, aumentando a produtividade, assim como a competitividade no mercado.
  • Satisfazer os requisitos definidos em acordo com o cliente ultrapassando as suas expectativas.
  • Assegurar a identificação de perigos relacionados com a salubridade dos produtos, estabelecendo medidas de controlo eficazes.
  • Prevenir as lesões, ferimentos e danos para a saúde dos seus colaboradores de modo a contribuir para a melhoria da performance em matéria de segurança e saúde do trabalho.
  • Incentivar o envolvimento de todos os colaboradores e partes interessadas para o cumprimento dos requisitos estabelecidos.
  • Promover uma comunicação eficaz entre seus colaboradores bem como com os fornecedores, clientes e entidades oficiais no que respeita a questões relacionadas com a qualidade, segurança alimentar e segurança e saúde do trabalho.
  • Disponibilizar todos os recursos necessários para garantir a eficácia da implementação do sistema integrado cumprindo os requisitos das normas:
    • NP EN ISO 22000
    • Global Standard for Food Safety
    • FD-BBME-22_Especificação Técnica SGS ICS – Produto Pão Regional de Rio Maior
    • ISO 45001 – Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SGSST) - Requisitos
  • Cumprir os requisitos legais, estatutários e regulamentares, assim como outros requisitos relacionados com a qualidade, segurança alimentar e segurança e saúde do trabalho e definidos pelas partes interessadas.
  • Eliminar perigos e reduzir e controlar os riscos, com o objetivo de prevenir incidentes e acidentes.
  • Consulta e participação dos trabalhadores na criação de sistemas de trabalho seguros.
  • Assegurar que a Política de Qualidade, Segurança Alimentar e Segurança e Saúde do Trabalho é compreendida por todos os colaboradores da organização, de modo a garantir a implementação da mesma.

Esta Política da Qualidade, Segurança Alimentar e Segurança e Saúde do Trabalho é apropriada ao papel da organização na cadeia alimentar e assenta numa perspetiva de melhoria contínua do SGI implementado. Para tal, é suportada em objetivos mensuráveis e é comunicada, implementada, revista periodicamente, e mantida a todos os níveis da organização, através da sua colocação em vários pontos das instalações.